abril 14, 2022

Colheita da Soja: 7 Passos Importantes a Seguir!

A soja é destaque entre os produtos em alta do agronegócio brasileiro e tem apresentado ótimos índices para exportação. E o resultado da colheita da soja é a prova de todo trabalho e dedicação de uma safra. Uma lavoura bem planejada permite que esse processo seja ainda mais eficiente, evitando perdas. Neste artigo vamos abordar tudo sobre esse assunto.

Venha Comigo! 

O que é soja?

Trata-se de um grão rico em proteínas, podendo ser consumido tanto por homens como por animais. No Brasil, é um grão muito plantado e tem formato arredondado com cor amarela.

Contém de 18% a 20% de óleo e o farelo representa 79% (tem teor de proteína de 45%). Sua vagem pode ter até quatro sementes e sua estabilidade é limitada pelo ácido linolênico.

Todas as etapas do cultivo da soja merecem muita atenção para garantir a produtividade das safras.

A colheita de soja é um momento muito importante que envolve diversos cuidados para evitar perdas. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para te ajudar.

A importância da soja para economia

No âmbito do agronegócio, a soja vem ganhando destaque nas lavouras pela rentabilidade, fácil comercialização e estabilidade produtiva, quando comparada com outras culturas como milho, trigo e cevada.

O complexo agroindustrial da soja tem expressiva importância socioeconômica para o Brasil, pois movimenta um amplo número de agentes e organizações ligados aos mais diversos setores socioeconômicos.

Além do que gera empregos tanto no setor primário quanto o terciário além de gerar divisas para o Brasil com a exportação do grão e seus derivados.

O desafio do setor agrícola é manter um ritmo crescente de aumento de produção, para conseguir ter ganhos e alimentar a crescente população mundial, não aumentando área plantada, mas sim a produtividade por área plantada.

Quando realizar a colheita da soja?

Identificar o momento correto para a colheita da soja é indispensável para reduzir os riscos de perdas na lavoura.

Pensar a colheita em todas as etapas de produção é dever de todo o produtor, de forma a facilitar o processo e gerar grãos de qualidade.

O momento ideal para colheita de soja no campo é quando a mesma se encontra com, pelo menos, 95% das vagens maduras (maturidade de campo, estádio R8), associado à faixa de umidade nos grãos entre 13 e 15%, faixa esta, compatível com a trilha mecânica. Contudo, muitas vezes quando a soja se encontra no estádio R8 no campo.

Os seus grãos ainda possuem alta umidade, impedindo a sua colheita devido aos danos mecânicos latentes e outros problemas causados pela colheita mecânica.

Para evitar isso, uma prática muito comum entre os sojicultores hoje em dia, é a dessecação, a qual além de auxiliar a secagem dos grãos no campo, antecipa o momento da colheita (permitindo o plantio da segunda safra em época mais adequada).

Dessecação

Prática da dessecação deve ser muito bem planejada, levando em consideração as condições climáticas (para evitar chuvas logo após dessecação e no momento em que a cultura estiver pronta para colheita) e o estádio de desenvolvimento da cultura.

O momento ideal para dessecação é quando a cultura se encontra em sua maturidade fisiológica (máximo acúmulo de matéria seca), ou seja, quando a planta apresenta 75% de suas folhas e vagens amarelas (estádio R7.2).

7 passos importantes para o sucesso de sua colheita da soja

Abaixo vamos abordas 5 (cinco) passos importantes para alcançar o sucesso em sua safra, sendo eles;

 

1 Passo: Planejamento

Um bom planejamento da safra é capaz de trazer benefícios durante todo o desenvolvimento da soja na lavoura.

É importante que no momento da semeadura, você escolha sementes de alta qualidade fisiológica, capazes de originar plantas vigorosas; Além disso, é preciso estar atento a alguns cuidados com o solo, como sua temperatura e umidade.

2º Passo: Atenção às condições climáticas

A umidade é o principal fator para evitar perdas na colheita de soja. Quando os grãos são colhidos com umidade abaixo do recomendado, a possibilidade de quebra da soja é grande.

O momento ideal para colher é quando a umidade dos grãos está entre 13 a 16%. É indicado acompanhar as mudanças da umidade duas semanas antes da data da colheita.

É indicado que a colheita seja realizada pela manhã, período de alta umidade e menos calor.

 

3º Passo: Acerte na regulagem da colhedora

Muitas das perdas se devem a má regulagem das máquinas. Um dos pontos é a velocidade da colhedora que não deve exceder a 5 Km/hora. Dentro de regulagem podemos subdividir a colhedora em partes:

Barra de corte –  Atenção com a altura das plantas, evitando utilizar a barra muito alta devido à debulha das vagens.

Molinete É nessa parte da colhedora que se observa maiores perdas.  Deve ser ajustado quanto a sua velocidade de rotação e posição relacionada à altura da inserção da primeira vagem. Em geral, a rotação do molinete deve ficar um pouco superior à velocidade da colhedora.

Para ajustar essa rotação:

  • Faça uma marca em um dos pontos de acoplamento dos travessões na lateral do molinete;
  • Regule a rotação para cerca de 9,5 voltas em 20 segundos (molinetes com um a 1,2 metro de diâmetro), e em torno de 10,5 voltas em 20 segundos (molinetes com 90 cm de diâmetro), com velocidade da colhedora até 5,0 km/h.

Cilindros – Deve-se atentar a abertura do côncavo e ajustar a velocidade do cilindro, para evitar a quebra de grãos.

Peneiras – Observe o diâmetro dos orifícios das peneiras, sendo a peneira superior responsável pela separação de haste e vagens de maiores tamanhos. Já a inferior, é responsável pela limpeza final. 

4º Passo: Ajuste da velocidade

A velocidade correta da colheitadeira é um dos pontos que pode evitar perdas. O ideal é que ela não exceda a 5 km/hora para que a máquina trabalhe com eficiência.

5º Passo: Preparo do solo

O nivelamento do solo facilita uma colheita mais uniforme. Em um solo nivelado o corte das hastes é feito em uma mesma altura, evitando a debulha das vagens.

6º Passo: Manejo de plantas daninhas

A presença de plantas daninhas, além de atrapalhar o desenvolvimento da soja, afeta o movimento das máquinas agrícolas.

É quando acontece o chamado “embuchamento”, que leva a danos nas peças, lentidão na operação e até mesmo ao atraso na colheita.

O ideal é tomar as devidas providências antes da colheita ou optar pela dessecação da soja para evitar prejuízos.

 

7º Passo: Armazenamento da semente

O armazenamento correto das sementes mantém a qualidade e vigor até a semeadura. É importante que as sementes sejam armazenadas em um local arejado, com temperaturas que não ultrapassem os 25°C e umidade relativa abaixo de 70%.

Além disso, sementes não devem ser depositadas diretamente no chão, sendo indicado que elas sejam suspensas sobre estrados de madeiras, afastadas das paredes e a cerca de 1,5 m do teto do galpão/armazém, para evitar oscilação bruscas de temperatura e umidade

O ambiente de armazenagem deve ser livre de fungos, já que esses podem colonizar as sementes e comprometer a sua qualidade.

Conclusão

A soja faz parte do conjunto de atividades agrícolas com maior destaque no mercado mundial. E o processo de colheita é um dos passos mais importantes. Com isso é indispensável que o produtor faça um planejamento para alcançar o sucesso em sua safra.

Como podemos ver acima cada passo tem sua importância nesse processo, com isso em caso de dúvidas o ideal é contratar um especialista da área.  Agora que você já sabe mais sobre essa etapa da produção de soja, boa colheita!

 

Fonte: https://agropos.com.br/colheita-da-soja/